Caminhões-pipa têm garantido o abastecimento de água em comunidades sem reservatório em Santa Maria

Foto: Divulgação

Com diversos serviços essenciais interrompidos devido às fortes chuvas, moradores de Santa Maria e região tem contato com alternativas. Nesta terça-feira (7), um caminhão-pipa da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) esteve em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, no Bairro Carolina e na área verde do Altos da Lorenzi, no Bairro Lorenzi. Nos locais, foi distribuída água diretamente aos moradores.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As ações ocorrem desde a última sexta-feira (3) e buscam contemplar as comunidades que não têm reservatório. Nos últimos dias, os bairros Renascença, Urlândia, Salgado Filho e Passo das Tropas também já foram visitados.

Segundo a Corsan, todas as regiões da cidade já receberam o abastecimento comunitário, uma vez que moradores de bairros adjacentes também podem ir até o ponto de encontro e pegar água. A instituição não fornece vasilhames, baldes ou litros, sendo de responsabilidade dos moradores levar os itens.

A rota do caminhão-pipa nesta quarta-feira deve ser organizada e divulgada no final do dia.  

Leia mais

Abastecimento

A medida é uma alternativa enquanto a Corsan tenta restabelecer o abastecimento de água nos imóveis. Desde que os primeiros estragos causados pelas chuvas foram registrados, 11 caminhões-pipa operam em Santa Maria atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios e comércio. 

Como solicitar abastecimento

  • Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa, os consumidores devem entrar em contato gratuitamente pelo telefone 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644

Sistemas da Corsan estão fora do ar

O sistema que gerencia os dados digitais da Corsan está inoperante em todo o Estado. A Procergs, estatal de tecnologia do Rio Grande do Sul que hospeda todos os serviços da Companhia, está alagada e desligou o data center temporariamente para preservar os dados.

A medida afeta serviços cono negociação de dívidas, transferência de titularidade e outros. Até que a situação seja contornada, os clientes devem procurar o atendimento presencial nas unidades da Companhia nos municípios e solicitar os serviços. Serão atendidos os casos mais urgentes e por ordem de chegada.

A retomada dos serviços está condicionada à recuperação dos sistemas pela Procergs.

*com informações da assessoria da Corsan

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De forma emergencial, Santa Maria deve ter três voos comerciais por semana para São Paulo Anterior

De forma emergencial, Santa Maria deve ter três voos comerciais por semana para São Paulo

Dnit e PRF devem permitir trânsito de veículos leves na BR-158 a partir de quinta-feira Próximo

Dnit e PRF devem permitir trânsito de veículos leves na BR-158 a partir de quinta-feira

Geral